29/03/2024
Semaglutida pode ser aliado da bariátrica, mas é preciso cuidados

Medicamento da moda, o ozempic e outros derivados de semaglutida podem ser utilizados no tratamento da obesidade por pacientes bariátricos, mas é preciso cuidados. Para os pacientes pré-cirúrgicos, ajuda a iniciar o emagrecimento, reduzindo a saciedade e preparando psicologicamente para a baixa ingestão alimentar. Já nos pacientes operados, pode atuar de forma complementar, quando há reganho de peso ou quando as metas não estão sendo alcançadas da forma esperada.

Nossa médica clínica Adriana Barreiro explica que o medicamento é eficaz ao garantir, entre outros benefícios, um menor tempo cirúrgico do paciente, já que reduz a esteatose hepática e gordura visceral, melhorando suas condições clínicas. Ela alerta que há dois entraves, no entanto, para sua adoção na rotina: a intolerância de alguns pacientes ao medicamento e o alto custo da medicação.
 
“Para os pacientes em que fazemos uso dessa medicação, tenho educado com medidas para melhorar sua aceitação, como hidratação mais frequente e aumento da fibra na alimentação”, explica a médica do Núcleo, que destaca ainda que o acompanhamento profissional é fundamental até para o desmame futuro da semaglutida, evitando um efeito de reganho causado pela interrupção prematura.