15/05/2019
Pirâmide alimentar pode ajudar paciente bariátrico

Você conhece a pirâmide alimentar? Trata-se de uma referência científica em nutrição, utilizada para auxiliar o profissional e os pacientes na escolha de alimentos e de suas porções, que pode ser adaptada também para a população bariátrica. A nutricionista Khrisna Weinstein, que faz parte da equipe do Núcleo de Tratamento da Obesidade, explica que é importante que o paciente siga no acompanhamento nutricional as recomendações da pirâmide alimentar para o sucesso do tratamento cirúrgico.

O paciente bariátrico deve se atentar especialmente à base da pirâmide, que indica consumo elevado de proteína e prática de atividade física. “O objetivo é a perda de massa de gordura e não de massa muscular, por isso seguir a pirâmide vai permitir a perda de peso de forma saudável”, orienta a nutricionista, que lembra que é fundamental a baixa ingestão de alimentos gordurosos, refrigerantes, álcool e guloseimas açucaradas. Abaixo, Khrisna Weinstein orienta sobre a pirâmide alimentar.

Entenda a pirâmide alimentar

A base da pirâmide mostra os suplementos alimentares, vitaminas, minerais e suplemento de proteína, uma vez que esse último é o nutriente de maior importância após a cirurgia. Também que existe a recomendação de muita hidratação (8 copos de água ao dia) e a prática regular de exercício físico.

Logo acima, há a recomendação do consumo dos alimentos fonte de proteínas, 4-6 porções diárias: carnes magras, peixe, frango sem pele e carne vermelha de baixo teor de gordura, leite de baixo teor de gordura, iogurte, lentilhas, ervilhas, feijão normal ou preto e um ovo grande.

Na sequência, temos as recomendações para o consumo de vegetais (legumes, verduras) e frutas : 2 -3 porções/dia de cada grupo. É importante comer a fruta, não beber apenas suco. Há inúmeros benefícios, como mastigação, saciedade e maior ingestão de fibra alimentar.

Em contrapartida, os alimentos fonte de carboidrato como pães, massas, arroz e cereais matinais se encontram mais acima da pirâmide. Para esses, recomenda-se o consumo de somente 2 porções por dia, porque este grupo é fonte primária de energia e o paciente após a cirurgia bariátrica tem uma quantidade de energia armazenada bastante elevada.