Controlar o peso diante de uma mesa farta no fim do ano não é fácil. As receitas da época, em sua maioria típicas de lugares frios, foram incorporadas às festas tropicais e somam muitas calorias à nossa alimentação. Em especial o paciente que fez a cirurgia bariátrica, deve sempre evitar o açúcar, as frituras, os alimentos gordurosos e a bebida alcoólica - responsáveis pelo reganho de peso. Para ajudar a passar pelo Natal e Ano Novo sem sustos com a saúde e com a balança, as nutricionistas Rozana Peralta e Thelma Zottich, do Núcleo de Tratamento da Obesidade Luiz Alfredo Vieira D Almeida, dão algumas dicas essenciais.
Aproveitem com moderação e boas festas!
Aves ou peixe
As aves são mais indicadas para a alimentação nessa época do ano. Opte pelo peru ou pelo Chester (ou similares). O peixe também é uma excelente escolha, só cuidado com o sal do bacalhau!
Tender pode?
Não é a melhor opção, principalmente pelo excesso de sódio. Opte pelo lombinho ou filé suíno com batatas ao forno. Pode enfeitar com frutas, como abacaxi e ameixas secas.
Ceia tropical
É possível fazer uma bela ceia com arroz integral, saladas, carnes magras e frutas frescas. Combina mais com o clima e ajuda a não passar mal no dia seguinte.
Frutas secas
As frutas secas e oleaginosas podem fazer parte da ceia, mas com moderação. Geralmente como componentes de algum prato.
Sobremesa leve
Que tal uma gelatina diet e colorida? Uma boa ideia é misturar vários sabores, cortada em pedaços e para misturar com creme de leite leve. A boa salada de frutas também é sempre uma boa pedida e pode ser bem incrementada.