24/01/2017
Comunicado sobre NIP e pedidos de urgência

A obesidade é uma doença que não exige cirurgia de urgência, em geral, apenas o tratamento das doenças associadas com risco de morte. A etapa cirúrgica não é feita como uma medida urgente. Por isso, pedimos aos pacientes que evitem os recursos de emergência para adiantamento de cirurgias.

Nossos pacientes apresentam alto grau de obesidade e dependem da cirurgia no mesmo nível de celeridade. A doença se apresenta de forma similar na maior parte dos casos: gera grande desconforto e mal estar, impacta na mobilidade, atrapalha o trabalho e a vida social, dificulta até tarefas simples. Em síntese, reduz muito a qualidade de vida do paciente.  

A chamada Notificação de Intermediação Preliminar (NIP), ação movida contra as operadoras de plano de saúde para agilizar o processo do paciente, é um recurso de emergência. Não deve ser usado sem real gravidade, pois prejudica o preparo de outros pacientes que aguardam a gastroplastia. Uma vaga de NIP tira a vez do paciente que fez todo o processo no seu tempo correto.  

O compromisso com a saúde e o bem-estar dos pacientes movem a nossa equipe. Entendemos os medos e anseios, avaliamos as demandas de cada paciente caso a caso, sempre com atenção e carinho. É o tema-base do dia a dia do Núcleo de Tratamento da Obesidade há quase 17 anos.