Controlar o peso diante de tanta comida gostosa no fim do ano não é nada fácil. As receitas da data, em sua maioria típicas de lugares frios, foram incorporadas às festas tropicais e somam muitas calorias a nossa alimentação. Para ajudar os pacientes do Núcleo de Tratamento da Obesidade a escolherem opções menos gordurosas e fugirem de um ou outro perigo das ceias, as nutricionistas Lícia Lopes e Thelma Zottich dão algumas dicas essenciais.
Aproveitem com moderação e boas festas!
Pernil ou Chester: qual escolher?
As aves são mais indicadas na alimentação. Opte pelo peru ou pelo Chester (ou Fiesta, ou similares). O peixe também é uma excelente escolha, só cuidado com o sal do bacalhau!
E o tender?
Não faz mal, mas também não é muito saudável. Principalmente pelo excesso de sódio.
Ceia tropical
Podemos fazer um bela ceia com arroz integral, saladas, carnes magras e frutas frescas. Combina mais com nosso clima e não vai deixar ninguém passando mal no dia seguinte. Que tal tentar para esse ano?
Frutas secas
As frutas secas e oleaginosas podem fazer parte da ceia, mas com moderação. Geralmente como componentes de algum prato.
Fuja do álcool
É isso mesmo. Os pacientes torcem o nariz, mas as bebidas alcoólicas são as principais vilãs do reganho de peso. Evite ao máximo, deixe para beber só na hora do brinde a 2016.
Rabanada pode?
A guloseima pode ser feita sem leite condensado, no forno e com adoçante. Isso já reduz bastante seu valor calórico. E fica gostosa!
Em resumo, a regra de ouro da vida:
O paciente operado deve sempre evitar o açúcar, as frituras, os alimentos gordurosos e a bebida alcoólica.