É imperativo para o sucesso da cirurgia que o paciente e seus familiares sejam capazes de compreender todas as etapas do processo e conhecer as dificuldades pre e pos procedimento. Outro fator que influencia no êxito é o acompanhamento com a equipe multidisciplinar, que fornecerá informações uteis e apoio para cada fase dessa jornada.

VEJA SE VOCÊ É UM CANDIDATO, CLICANDO AQUI!




Apenas os pacientes com 35 kg/m2 ou IMC superior são candidatos à cirurgia. Serão levados em conta, de acordo com o grau de obesidade, os seguintes aspectos:

» Obesidade Grau II, com presença de co-morbidades: Hipertensão arterial, diabetes tipo II, dislipidemia e apneia do sono.

» Obesidade Grau III

Os pacientes devem ter:

• Risco cirúrgico aceitável
• Capacidade de compreender as implicações da operação, seus riscos e benefícios.

O paciente e seus responsáveis devem ser capazes de compreender todas as etapas para o preparo da cirurgia, suas implicações e o acompanhamento pré e pós-operatório junto com a Equipe Multidisciplinar para o sucesso do tratamento. A falta de cooperação do paciente ou incapacidade de seguir as orientações da equipe e o abandono do acompanhamento no pós-operatório são algumas das principais causas de falha nos resultados cirúrgicos.